Cultura
Junta de Freguesia promove Residência Literária em Fátima com a escritora Joana M. Lopes

A Residência literária em Fátima é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Fátima que convidou a escritora Joana M. Lopes para estar em Fátima, entre os dias 30 de março e 6 de abril, a fim de contactar a comunidade local para a recolha de histórias e vivências da freguesia com vista à edição de um livro que será apresentado no Festival Literário de Fátima – Tabula Rasa, em novembro deste ano. Deste contacto a escritora recolherá informalmente algumas ideias que servirão de ponto de partida para o texto final, que deverá ser representativo da imagem pessoal da freguesia de Fátima, evitando o enfoque único na dimensão turística e religiosa.

Os 3 Colégios de Fátima vão também acolher a escritora, que irá fazer uma dinamização de leitura de um dos seus livros com os alunos do 2º ciclo.

Autora convidada

Joana M. Lopes nasceu em 1984.

Em 2014 publicou o seu primeiro livro, De onde vêm as bruxas? (galardoado com o Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce). Nos anos seguintes participou em várias antologias de contos e poesia e lançou mais de uma dezena de obras no âmbito da literatura infantil, das quais se destacam: O que tem a barriga da mãe?; Corações aos Milhões (premiado com o selo Cátedra da Literatura da UNESCO, no Brasil); Manuel, o menino com asas de livros (Plano Nacional de Leitura); Cabeça de Andorinha (adaptação televisiva no programa Histórias à solta e seleccionado para adaptação em Língua Gestual Portuguesa, no contexto do projecto de leitura inclusiva Desculpas para ler); Quando estou feliz / Quando estou triste (Plano Nacional de Leitura).

Em 2018 estreia-se como romancista, com A vida de um homem que perseguia poemas, e dois anos mais tarde lança o segundo romance, A chama de Adrião Blávio.

Em 2021 escreve com Afonso Cruz a peça de teatro "Blind Date" que é posta em cena no Centro Cultural da Malaposta, em Lisboa.

Neste momento encontra-se a trabalhar em dois projetos literários cuja edição acontecerá em 2023.

Além de escrever é artista plástica.