Proteção Civil
Câmara Municipal instala armadilhas para captura de vespa asiática

O Município de Ourém encontra-se a instalar, no mês de abril, 2500 armadilhas para capturar a vespa asiática.

A época primaveril é a altura ideal para instalar armadilhas, possibilitando a captura das rainhas fundadoras, impedindo a sua reprodução e o desenvolvimento de novos ninhos. Cada nova colónia poderá ultrapassar as 2000 vespas obreiras. As armadilhas serão monitorizadas regularmente para contagem de capturas e reforço do atrativo.

As armadilhas foram construídas a partir de garrafas recicladas, no interior das quais é depositada uma solução açucarada para atrair o inseto invasor, de modo a controlar a proliferação da vespa velutina e proteger outras espécies como a abelha europeia, que produz mel.

Deste modo, o Município apela à colaboração da população do concelho para que preservem as armadilhas para a vespa asiática e que comuniquem a existência de ninhos para o número de telefone 249 549 068 ou através do link: https://servicos.ourem.pt/vespas/registos/alerta.

Nos últimos quatro anos foram exterminados 752 ninhos de vespa asiática, no concelho de Ourém.