No passado dia 12 de julho, Fátima celebrou o 28.º aniversário da sua elevação a cidade. Com um programa diversificado promovido pela Junta de Freguesia, incluiu momentos institucionais e culturais, bem como a apresentação de um projeto relevante para a comunidade fatimense.
As comemorações tiveram o seu início com o hastear das bandeiras, junto à sede da Junta de Freguesia, numa cerimónia que contou com a presença dos eleitos da Assembleia de Freguesia, vereadores do Município de Ourém, bem como antigos Presidentes da Junta e da Assembleia de Freguesia. Com este momento simbólico homenageou-se a identidade da cidade e os contributos de todos os autarcas que, ao longo dos anos, tiveram e têm contribuído para o desenvolvimento da freguesia de Fátima.
De seguida, foi apresentado o projeto de ampliação do Cemitério de Fátima, pelo arquiteto José Peralta. A intervenção proposta surge da necessidade de aumentar o número de sepulturas disponíveis e de proporcionar melhores condições de visita e acolhimento para todos os que ali prestam homenagem aos seus familiares e amigos falecidos. Trata-se de uma resposta estruturada a uma necessidade sentida pela comunidade, com foco na dignidade, acessibilidade e respeito por este espaço.
Durante a tarde, o Salão Nobre da Junta de Freguesia recebeu o lançamento de duas publicações promovidas pela própria Junta. Foi apresentada a obra "Aequilibria", um livro que une fotografia e literatura, da autoria de Paulo Kellerman e Elsa Arrais, refletindo olhares poéticos e visuais sobre o quotidiano e a identidade local. Seguiu-se a apresentação do 3.º volume da revista científica "Al-Khatima", cuja sessão esteve a cargo do diretor, José Poças das Neves. Esta revista continua a afirmar-se como uma plataforma de conhecimento e investigação com ligação à história, cultura e património relevantes para Fátima.
Por último, foram cantados os parabéns à cidade de Fátima num pequeno cocktail oferecido aos convidados.
A Junta de Freguesia de Fátima agradece a presença de todos os participantes e colaboradores que tornaram este dia memorável, renovando o seu compromisso com o desenvolvimento, a cultura e a valorização da cidade e dos seus cidadãos.