Assembleia de Freguesia extraordinária por videoconferência

Realizou-se no passado dia 14, pela primeira vez e devido ao Estado de Emergência implementado no País, uma sessão de Assembleia de Freguesia online.

Esta Assembleia extraordinária teve como ordem de trabalhos a apreciação e votação do protocolo de colaboração entre o Município de Ourém e a Freguesia de Fátima, relativo ao apoio financeiro para as obras no edifício da Junta de Freguesia e que visa a implementação do futuro Espaço de Cidadão.

As obras estão orçamentadas no valor de cerca de 69.000,00 € e o Município de Ourém suportará até 70% deste valor, sendo que o mobiliário e o equipamento informático serão disponibilizados gratuitamente pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa.

Este ponto foi aprovado por unanimidade por todos os membros da Assembleia.

Analisar o atual contexto sobre o Estado de Emergência Nacional, relativo à COVID-19, na freguesia de Fátima, foi o segundo ponto da ordem de trabalhos, onde a maioria dos membros das bancadas manifestaram as suas preocupações e deixaram alguns apontamentos que, no seu entender, deveriam ser comunicados ao Presidente do Município de Ourém e ao Governo.

Relativamente à realização da referida Assembleia de Freguesia, a Presidente Carina João, enviou à imprensa local a seguinte nota:

“Cumprimos com o estipulado na Lei para a sua realização, sendo difundida em direto, gravada, disponibilizada publicamente no site da Junta e registada a presença de 100% de todos os membros eleitos.

Ultrapassados os detalhes tecnológicos de sincronia das intervenções, sobretudo ao nível de som e imagem, o debate decorreu com a elevação a que os membros já nos habituaram. Em Fátima não quisemos suspender a democracia e avançamos para esta primeira sessão, mesmo confinados devido à pandemia. O distanciamento foi apenas presencial pois no essencial estivemos todos juntos. A decisão tinha sido articulada com todos os líderes de bancada das várias forças políticas e revelou-se acertada.

Seria bom sinal que a próxima sessão já fosse presencial, mas já deu para organizar também aquilo que possa vir a ser uma boa prática no futuro, para chegar mais próximo dos cidadãos.

O meu sincero obrigada a todos os membros eleitos, da Assembleia de Freguesia à Junta de Freguesia, pela exemplar colaboração nesta fase, não podendo também esquecer o trabalho de bastidores das funcionárias da Junta (incansáveis na organização e procura de soluções).”

A Presidente da Assembleia de Freguesia, Carina João Oliveira”