Mural de homenagem ao Povo de Fátima inaugurado

O último dia do ano foi a data escolhida pela Junta de Freguesia para inaugurar o mural de homenagem ao povo de Fátima. Colocado na parede exterior do cemitério de Fátima, junto à Igreja Matriz, tem como autor o artista plástico Martinho Costa, um fatimense natural de Boleiros radicado em Lisboa, onde leciona e desenvolve a sua obra.

O mural, de cor terracota, que representa as gentes de Fátima e respetivas dimensões identitárias, é feito em pedra, originária de uma pedreira do Casal Farto pertencente à empresa Filstone, mecenas do projeto.

O Presidente da Junta referiu que o mural apresentado tem um duplo objetivo, “não só pretendemos homenagear todo o Povo de Fátima como queremos torná-lo um memorial àqueles que já partiram.”. Acrescentou tratar-se de uma “obra de arte que ficará como testemunho desta passagem transitória pelo mundo, num momento único da vida coletiva de Fátima”.

O autor da obra, Martinho Costa, destacou o entusiasmo que experienciou ao realizar esta obra, desde o início, quando soube que o foco temático incidiria sobre a terra, as suas gentes e respetivas dinâmicas. Agradeceu o convite e a forma como tudo se processou. Explanou brevemente todo o processo de idealização e conceção, justificando a escolha dos materiais e da cor, tendo em conta tratar-se de uma intervenção pública que deve ter sempre um enquadramento adequado. Terminou considerando ter sido uma experiência muito interessante esta colaboração com a Junta de Freguesia.

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, presente na inauguração, considerou que com esta cerimónia se fechou com “chave de ouro” o Centenário das Aparições. Agradeceu também ao administrador da empresa Filstone, Ricardo Jorge, por contribuir e participar nesta iniciativa, tal como o apoio que tem prestado a várias instituições de âmbito social na freguesia. Destacou ainda o contributo do Município de Ourém, em conjunto com a Junta de Freguesia e respetivos fatimenses, para que o ano de 2017 fosse realmente marcante.

Nesta cerimónia, marcada por um forte temporal, estiveram igualmente presentes o Presidente da Assembleia Municipal, João Moura, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Natálio Reis, a Presidente da Assembleia Municipal, Carina João Oliveira, o Prior da Paróquia de Fátima, Pe. Rui Marto, o Vice-Reitor do Santuário de Fátima, Pe. Vítor Coutinho, entre outros representantes de diversas entidades.

Esta iniciativa encerrou o ano de comemoração do Centenário dos Aparições e resultou também numa intervenção mais ampla, com a requalificação do muro do Cemitério de Fátima e alguns arranjos exteriores, nomeadamente a construção de um passeio em calçada tradicional portuguesa e a substituição do portão em ferro.

Para os interessados o texto do Presidente da Junta de Freguesia pode ser consultado aqui na íntegra.