Apresentação do programa do 3º Festival Literário de Fátima - Tabula Rasa

Decorreu no passado dia 19 de julho, no Salão Nobre da Junta de Freguesia, a apresentação do programa da III edição do Tabula Rasa – Festival Literário de Fátima, que este ano acontece entre os dias 28 e 30 de novembro. À semelhança das edições anteriores, as sessões irão decorrer no Hotel Santa Maria, CEF, Colégio Sagrado Coração de Maria, Colégio São Miguel, Escola de Hotelaria de Fátima, com a grande novidade de este ano, ser realizada a gravação do programa da TVI 24, Governo Sombra, no Centro Pastoral Paulo VI.

A apresentação do programa ficou a cargo do Diretor do Festival, Poças das Neves, que substitui assim o ex-secretário da Junta de Freguesia, Tomé Reis Vieira.

Renato Epifânio, Comissário do Tabula Rasa, apresentou o livro que resulta dos textos da II edição.

Este ano foram convidadas as Câmaras Municipais vizinhas, nomeadamente Torres Novas, Alcanena, Porto Mós, Batalha e Leiria, que prontamente aceitaram participar com a colocação de uma banca para venda de livros de autores regionais.

Quanto ao programa previsto, destaca-se para a sessão de abertura, no dia 28 de novembro, no Hotel Santa Maria, a presença de Luís Osório e Rita Ferro, que irão debater a temática da Literatura e o Jornalismo. Aguarda-se a confirmação da presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para abordar a Importância da Lusofonia.

No mesmo dia haverá uma Tertúlia intitulada “Fátima na visão de jornalistas e escritores”, com a presença de Miguel Real, Agripina Vieira, Joaquim Franco e Carmo Rodeia.

O dia seguinte (29 de novembro) será dedicado aos Colégios de Fátima, para onde também se desloca a Casa da Fantasia, com oficinas de escrita.

A partir das 17h30m, no Hotel Santa Maria, haverá o debate “O estado do jornalismo regional” com a coordenação de Nuno Pacheco do Público, com a presença de Patrícia Fonseca (Médio Tejo); António Pereira Gonçalves (TVI); Jorge Martins (Notícias de Ourém); Paulo Agostinho (Agência Lusa) e Pedro Jerónimo (investigador académico UBI).

A noite será marcada pela gravação do programa Governo Sombra, no Centro Pastoral Paulo VI.

A entrega dos prémios do Festival (literatura infantojuvenil, poesia, ficção, filosofia) está agendada para o último dia. O Grande Prémio Vida e Obra será entregue a Fernando Dacosta, ficando a justificação a cargo de Miguel Real.