Recomendações - Dia 1 de novembro

Com a chegada de uma data de grande simbolismo e tradição no nosso País, o Dia de Todos os Santos leva habitualmente centenas de pessoas a visitarem os seus entes queridos aos cemitérios e, por outro lado, junta muitas crianças e jovens, no tão conhecido pedido, porta a porta, do Bolinho e/ou Pão por Deus.

Em tempo de pandemia e em que o 1 de novembro coincide com um domingo, prevendo-se uma maior adesão a este evento e, consequentemente, um maior contacto e proximidade entre pessoas de fora dos agregados familiares, é essencial estarmos todos atentos e mais sensíveis aos comportamentos e procedimentos que a lei obriga.

A Junta de Freguesia de Fátima considera que, em ano especialmente difícil devido ao surto epidemiológico causado pela Covid-19, é muito importante ter especial atenção a todas as orientações da Direção-Geral de Saúde, reforçando uma atitude de responsabilidade social através do cumprimento das seguintes recomendações:

Os Nossos Idosos

A primeira recomendação não poderia deixar de ser a preocupação com os grupos de risco e mais vulneráveis, OS NOSSOS IDOSOS. São eles, sem dúvida alguma, os mais recetivos a esta tradição, mas são os que mais correm o risco de contágio. É, pois, um dever de todos nós protegermos os nossos Idosos e, por isso, visitá-los deverá ser evitado ou redobrar os cuidados.

O pedido, porta a porta, do Bolinho:

Fátima tem uma tradição peculiar, em que o porta a porta do “Ó TIA DÁ BOLINHO?”, se estende muito para além da aldeia. Normalmente, muitos jovens andam em grandes grupos e sem supervisão dos pais. É habitual, após o pedido porta a porta, na sua aldeia seguirem para a Cidade de Fátima, onde procuram prédios e espaços públicos para darem continuidade à tradição.

Os mais pequenos normalmente andam em grupo, acompanhados pelos pais, por vezes em número muito superior ao que nos é permitido nos dias de hoje.

Por isso recomendamos toda a população para o seguinte:

1. Mantenha a tradição, mas de preferência, em pequenos grupos familiares;
  2. Mantenha a distância;
  3. Procure casas que estejam com a porta aberta e observe se estão reunidas as condições de segurança para todos;
  4. Evite integrar grandes aglomerados;
  5. Use máscara em todos os espaços interior e exterior e adote as medidas de etiqueta respiratória;
  6. Procure higienizar frequentemente as mãos;
  7. Consideramos que a utilização de dinheiro (por quem dá e recebe) deverá ser uma preocupação e deve ser evitado, valorizando a verdadeira tradição do Bolinho e/ou Pão por Deus.

Visitas aos cemitérios:

1. Cumprir o estipulado na informação em todos os cemitérios da freguesia, designadamente no nº máximo de pessoas para assim evitar aglomerados, e em cada campa não permanecer mais de 2 pessoas de cada vez.
  2. Se for possível, e quem viver em Fátima, antecipar a visita aos cemitérios antes do dia 1 de novembro para permitir aos que vivem fora da freguesia o possam fazer nesse dia, uma vez que vem de longe.
  3. Seja breve na visita para dar a vez a todos os visitantes.
  4. O uso da máscara é obrigatório.
  5. Relembrarmos que não podem partilhar objetos.

O Executivo da Junta de Freguesia de Fátima