Proteção Civil
Junta de Freguesia colabora com o CRIF na plantação de Ecobombas

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, 21 de março, a Junta de Freguesia, em colaboração com o CRIF e a empresa Filstone, levaram a cabo uma ação de preservação do ambiente, nomeadamente a plantação de 1500 “ecobombas”, produzidas pelo CRIF, em taludes para preservação de impacte ambiental, junto à Pedreira da referida empresa, no lugar de Casal Farto.

Durante a manhã, cerca de duas dezenas de utentes do CRIF plantaram 400 “ecobombas”. À tarde, as turmas do 5.º ano de escolaridade e os elementos do Ecoclube do Centro de Estudos de Fátima plantaram mais 800 “ecobombas”. No próximo sábado, serão plantadas as restantes pelas equipas de futebol infantil do Vasco da Gama.

A plantação de árvores nos taludes envolventes de uma pedreira minimiza os impactos, quer visuais, quer de ruído, quer de emissão de poeiras resultantes da exploração de uma pedreira, e contribui para reestabelecer o mais depressa possível a beleza natural e funcional da área de uma pedreira com a paisagem envolvente, segundo o administrador da empresa, Ricardo Jorge Bento, que acrescentou ainda: Assim, o contributo de hoje faz com que mais rapidamente a nossa pedreira seja enquadrada na paisagem que a rodeia!

A plantação de árvores enquadra-se na Recuperação Paisagística de uma pedreira, cumprindo aquilo que está legislado no artigo 41º do Decreto-Lei 270/2001, de 6 de outubro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 340/2007, de 12 de outubro.

O projeto Ecobomba consiste na utilização da técnica de bolas de sementes de argila, projetada e desenvolvida pelo agricultor mestre, sábio observador do comportamento da natureza. Esta técnica permite agir a partir da ciência ambiental, comprometida em restaurar solos e vegetação e criar as condições para o desenvolvimento de massa de árvores novas com base numa simples bola de barro misturado com sementes. Outra vantagem adicional é o seu carácter terapêutico e ocupacional. O processamento com as próprias mãos dos utentes do CRIF, o lidar com o barro, misturando-o com sementes, adubo, húmus, nutrientes e água, tudo isto irá proporcionar sensações e aromas diversos.

O projeto tem a parceria da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Ourém.