Freguesia
Exposição “Fátima 25 anos de Cidade”

Decorreu no passado dia 1 de maio, a inauguração da Exposição “Fátima 25 anos de Cidade”.

Através de mais de uma centena de retratos fotográficos, que consigo carregam muitas memórias, esta exposição foi possivel graças à disponibilidade de várias entidades, que cederam as suas fotografias, à Liga de Amigos do Museu Etnográfico da Consolata, que ajudou na montagem e realização da mesma e à Câmara Municipal de Ourém que colaborou e permitiu a utilização do Posto de Turismo de Fátima.

Como se pode ler na exposição:

"Em 1917, não existia nenhuma habitação na Cova da Iria, apenas terrenos agrícolas, limitados por muros de pedra solta.

Com as Aparições e a construção do Santuário, tudo mudou. A paisagem começou a ser ocupada por casas (algumas de madeira), pequenos estabelecimentos comerciais e até um hotel. Este crescimento contínuo ao longo do século XX uniu territorialmente a Cova da Iria a Fátima, sede de freguesia, junto da Igreja Paroquial.

Em 19 de agosto de 1977, no 60º aniversário da 4ª aparição, Fátima é elevada a vila.

Em 12 de julho de 1997, no 80º aniversário das Aparições, Fátima é elevada a cidade, através do Decreto-Lei 42/97.

Ao comemorarmos este ano os 25 anos de elevação de Fátima a cidade, partilhamos nestas memórias fotográficas a história edificada da nossa terra, fruto do labor e visão das nossas gentes."

A exposição estará disponível até ao dia 5 de junho.

Consulte aqui outras iniciativas associadas às comemorações dos 25 anos da Cidade de Fátima.