Fátima comemora Bodas de Prata com 25 iniciativas

Decorreu, na passada noite de 22 de março, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Fátima, a apresentação pública do programa comemorativo dos 25 anos da elevação de Fátima a cidade.

O Presidente da Junta de Freguesia, Humberto Silva, agradeceu e realçou a importância do apoio institucional da Câmara Municipal de Ourém, a estreita participação das freguesias confinantes a Fátima (Atouguia; Nossa Senhor das Misericórdias; São Mamede e União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça) e enumerou as entidades parceiras que prontamente acolheram o plano de atividades e se disponibilizaram a colaborar.

Após uma breve resenha histórica da freguesia de Fátima, o Presidente da Junta agradeceu o empenho de Poças das Neves na organização das 25 iniciativas propostas, tendo presente a abrangência de todas as faixas etárias, os diferentes públicos e sensibilidades culturais, artísticas, desportivas e associativas.

Antes de passar a palavra ao Presidente da Assembleia de Freguesia, Poças das Neves, expressou o seu agradecimento dizendo que: “Ao longo deste ano de 2022 esperamos, e estamos certos disso, unir todos os fatimenses…. os ourienses… os nossos “vizinhos” … bem como os milhões de visitantes e peregrinos que anualmente nos visitam, em torno destas iniciativas que comemoram as bodas de prata da cidade, a Cidade da Paz.”

O Presidente da Assembleia de Freguesia apresentou todo o programa comemorativo, explicando cada atividade detalhadamente, as entidades parceiras e a intenção envolta na realização de cada uma. Por fim, foi divulgado o site cidadefatima.com, disponibilizado ao público no decorrer da sessão, onde pode ser consultada toda a informação referente às comemorações dos 25 anos.

Posto isto interveio o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, legitimando o apoio e a responsabilidade do Município de Ourém nestas comemorações, reconhecendo que “Fátima é uma das duas cidades deste nosso Concelho. É também uma das freguesias que mais têm contribuído para o desenvolvimento social do nosso território, através de uma comunidade empenhada, de uma teia empresarial dinâmica e multifacetada e de um número considerável de instituições que zelam pelo passado, presente e futuro de Fátima e dos fatimenses.”

Luís Miguel Albuquerque elogiou e agradeceu “pela dedicação e pelo brio demonstrado na hora de celebrar este 25.º aniversário da elevação de Fátima a cidade, através de um programa bastante oportuno e interessante, ao qual o Município de Ourém tem a honra e o privilégio de se associar.”

Antes de terminar, deu os parabéns à Cidade da Paz e a todos os fatimenses em especial e referiu ter a certeza que programa o apresentado é o início de uma ambição que terá sequência no futuro de uma Fátima com mais atividade cultural.

Por último, Luís Miguel Albuquerque, informou que foi aprovado, na última reunião do Executivo Camarário, o Protocolo de Colaboração entre o Município de Ourém e a Freguesia de Fátima – Apoio Financeiro ao Programa de Comemorações “Fátima 25 anos de Cidade. Nesta senda, foi assinado um Contrato de Intenção que prevê o apoio e comparticipação financeira do Município de Ourém à presente iniciativa, num montante de 84,000.00€, destinando-se esta verba a suportar parte dos custos inerentes do programa de atividades comemorações de “Fátima – 25 anos de Cidade”.

Intervenção Presidente da Junta de Freguesia de Fátima

Intervenção Presidente da Câmara Municipal de Ourém