Apresentação do livro Figuras e Charlas d`Aire no Truão

Foi no passado 3 de novembro, no Restaurante O Truão, que o livro Figuras e Charlas d’ Aire de António das Neves Martins, sob pseudónimo Frondera Deslandes, foi apresentado a mais de duas centenas de pessoas. A apresentação do livro ficou a cargo de José António das Neves Martins, irmão do autor e responsável pela Biblioteca Pública de Fátima. Durante a noite ocorreram vários momentos musicais, tendo os convidados sido presentados com a voz de Júlio Rosa, acompanhado à guitarra por Jorge Gonçalves, amigos de longa data do autor, e com o som da guitarra portuguesa do fadista Nuno Martins, filho do Prof. Neves Martins, acompanhado pela guitarra clássica de Paulo Marques.

Antes do momento mais esperado da noite, tomou ainda a palavra o Presidente da Junta de Freguesia, Humberto Silva, e o Secretário, Tomé Vieira, que agradeceram a António das Neves Martins o resultado do desafio feito de “deixar um registo escrito, em forma de homenagem, daquilo que a Freguesia de Fátima tem de mais genuíno, resquício de uma ancestralidade muito própria”, em ano comemorativo do Centenário das Aparições.

Na plateia, para além da presença de muitas das pessoas e familiares em quem o autor se inspirou para escrever Figuras e Charlas d’ Aire, estiveram presentes o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Natálio Reis, as Vereadoras Isabel Costa e Cília Seixo, bem como o Presidente da Assembleia Municipal João Moura, o Deputado Municipal José Alho e a Presidente da Assembleia de Freguesia Carina João Oliveira.

No final do lançamento, a Junta de Freguesia distribuiu a obra apresentada, tendo o autor autografado os livros que foram oferecidos aos presentes, a título excecional, pois a mesma passará a ser comercializada pela Livraria Arquivo. Estão já agendadas novas apresentações da obra, primeiro no Tabula Rasa – Festival Literário de Fátima, que decorrerá entre 15 e 18 de novembro (ficando o livro à venda na respetiva Feira do Livro), depois na Biblioteca Camões, em Lisboa, dia 25 de novembro, entre outras que ainda estão a ser preparadas.