A Biblioteca de Fátima, inaugurada em Dezembro de 1995, com base num protocolo entre a Junta de Freguesia e a Fundação Calouste Gulbenkian, é hoje um ponto cultural de referência na cidade de Fátima.
Tutelada atualmente em exclusividade pela Junta de Freguesia de Fátima, é preocupação da autarquia manter o acervo atualizado, com a aquisição permanente de livros e publicações periódicas. Também o espaço físico foi recentemente remodelado. Dotada de computadores com espaço Internet, tem uma secção infanto-juvenil, bem como documentação audiovisual e publicações periódicas.
Os utilizadores da Biblioteca para além de usufruírem do serviço de fotocópias e impressões, também podem fazer o empréstimo domiciliário de documentos.
ROSA, João Guimarães, - Grande sertão : veredas. Lisboa : Companhia das Letras, 2019. 469 p., [ 1 ] ;. ISBN 978-989-665-813-7
Ler maisSCHMITT, Eric-Emmanuel, - O filho de Noé. Lisboa : Marcador, 2018. 111 p. ;. ISBN 978-989-754-347-0 Neste momento, Eric-Emmanuel Schmitt...
Ler mais
SCHMITT, Eric-Emmanuel, - O filho de Noé. Lisboa : Marcador, 2018. 111 p. ;. ISBN 978-989-754-347-0 |
Neste momento, Eric-Emmanuel Schmitt é um dos grandes representantes , senão o maior, da literatura belga contemporânea de matriz francófona. O seu livro trata de um grupo de crianças judias, perseguidas pelos nazis. Crianças que, como toda a criança, choram riem, vivenciam, abrem-se à vida, ora nas matizes sombrias, ora na alegria. Ser perseguido, acossado, viver o dia a dia na sobranceria de uma queda iminente, talvez mesmo a morte é, certamente, uma experiência que nos escapa nos dias das puerilidades correntes. O grande mérito do escritor, a meu ver, é a sua sabedoria e destreza em aprofundar a parte psíquica do homem, o seu caráter, a sua alma, estendida como lençol a apanhar sol no estendal. A matriz única, miscelânia de amizade e amor estabelecida entre uma criança refugiada e o bom padre Pons, padre de outros tempos, refúgio castrense e humano de todos quantos dele dependem.
O padre Pons é então o Noé bíblico, visto que salva duzentas e onze crianças, as quais, no futuro, assimilando as leis da reprodução, se transformarão, sem dúvida, nos herdeiros de Noé.
O livro é pequeno. Na verdade, a estrutura do romance quase o transforma num conto. História que, baseada em factos reais, acaba quase num happy end, salvo as enfermidades que a conjuntura transporta.
Mas que livro!..
FecharLunes a Viernes
09:00 - 12h30m | 14h00 - 17h30m