Home Assembleia de freguesia Executivo Serviços Comissão Social Sobre Fátima Turismo e Lazer Contactos News Useful Information Useful Contacts

Biblioteca de Fátima

 

 

SCHMITT, Eric-Emmanuel, - O filho de Noé. Lisboa : Marcador, 2018. 111 p. ;. ISBN 978-989-754-347-0

Neste momento, Eric-Emmanuel Schmitt é um dos grandes representantes , senão o maior, da literatura belga contemporânea de matriz francófona. O seu livro trata de um grupo de crianças judias, perseguidas pelos nazis. Crianças que, como toda a criança, choram riem, vivenciam, abrem-se à vida, ora nas matizes sombrias, ora na alegria. Ser perseguido, acossado, viver o dia a dia na sobranceria de uma queda iminente, talvez mesmo a morte é, certamente, uma experiência que nos escapa nos dias das puerilidades correntes. O grande mérito do escritor, a meu ver, é a sua sabedoria e destreza em aprofundar a parte psíquica do homem, o seu caráter, a sua alma, estendida como lençol a apanhar sol no estendal. A matriz única, miscelânia de amizade e amor estabelecida entre uma criança refugiada e o bom padre Pons, padre de outros tempos, refúgio castrense e humano de todos quantos dele dependem.

O padre Pons é então o Noé bíblico, visto que salva duzentas e onze crianças, as quais, no futuro, assimilando as leis da reprodução, se transformarão, sem dúvida, nos herdeiros de Noé.

O livro é pequeno. Na verdade, a estrutura do romance quase o transforma num conto. História que, baseada em factos reais, acaba quase num happy end, salvo as enfermidades que a conjuntura transporta.

Mas que livro!...